quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Futuro

Fraciono-me em tantas, posso me transformar nas mais diversas figuras geométricas adequando-me a forma que pede a situação, em muito me encanta ter dentro de mim um tanto de geometria espacial ou melhor espaçosa. Por mais que odeie matemática, ao menos essa parte pude equalizar melhor ao meu modo estranho de ser.

Estar pronta para qualquer desafio que seja é meu combustível mesmo que não saiba qual o resultado das mais loucas e diversas incógnitas, mas sei que não consigo administrar tão bem tudo o que está em minhas mãos. Ter uma vida monótona, tediosa, sem ao menos dar uma única risada em um dia ou ficar um dia sem fazer alguém rir não faz parte do meu feitio, agora isso não quer dizer que nunca tenha chorado ou feito alguém chorar por conta dos meus atos e daqueles que de mim são próximos. Contudo deixo cada acontecimento tomar de mim seu tempo e seu espaço respirando-os profundamente para depois reter só o oxigênio que me faz crescer, pensar, viver. Depois transpiro o que me fez sair do meu normal até que retorne a minha temperatura habitual, para isso conto com minha memória seletiva até demais que me é bastante útil nessas horas.

Imprevisto e inesperado estão presentes na vida de todos, em certos momentos vilões em outros mocinhos, alguns batalham continuamente para retirá-los dos seus planos buscando cumprir ao máximo as regras dos seus trajetos não admitindo o que vier a fugir dos seus ilusórios planos perfeitos. Para mim eles já fizeram parte, desde sempre, do elenco principal da minha história não me frustro em ter que dançar conforme suas harmonias de vez em quando - penso que seja por isso que ciências exatas não são muito afins das minhas narrações cotidianas - Sejam quais forem as notas por eles tocadas, as canções por eles compostas, as acompanharei chorando ou cantando euforicamente seu refrão, mas nunca os tirarei do papel principal dos meus roteiros.

Não nego que tento arquitetar, programar, prever o que farei do futuro, mas sei que são apenas cogitações, é preciso contar constantemente com o dedo dos meus dois protagonistas os quais sempre põem em xeque quaisquer que sejam as minhas especulações. Há momentos em que tudo foge do nosso controle e só nos resta estar prontos para os embalos e abalos que virão e quem sabe, com muita astúcia, conseguir torná-los parte do nosso ritmo, do nosso timbre, dos nossos acordes navegando não contra nem a favor simplesmente, mas ao lado dos ventos que escolheremos. Mas não deixe tudo ao encargo do destino ele já tem ocupações suficientes, não seja mais um dos que não toma partido com nada e são apáticos sociais relutando em fazer algo pelo seu próximo, sei que é bem mais fácil conformar-se com tudo apenas balançado a cabeça diante dos acontecimentos isso é bem menos doloroso, mas a dor faz parte do crescimento ela nos torna mais fortes nos fornece os anticorpos necessários para suportarmos as mazelas que ainda estão por vir e que inquietarão as nossas reflexões até que achemos ou não alguma resposta, para mim pior é nem tentar procurar uma.

Tente também. Mesmo que erre quantas vezes for necessário, pois “o ser humano não pode deixar de cometer erros é com os erros que os homens de bom senso aprendem a sabedoria para o futuro” (Plutarco). E conheça o mais que puder “depois que conhece uma nova idéia, a mente do homem nunca pode voltar a suas dimensões originais” (Oliver Wendell). Por isso construa novos horizontes, faça disso uma constante em você, não ponha cabrestos em seus olhos exteriores e interiores principalmente, contudo não adquira qualquer ensinamento sem antes construir suas próprias inferências raciocinando, questionando, formando sua opinião, sua crítica. Mas nunca..., nunca tenha medo de mudar.

Sei que possuo ideais muito ingênuos, eles ainda estão por passar pelo teste da prática, só não os venderei por conta de modismos ou me renderei só porque as ondas são bem maiores que minha casa. “Eu aposto o oposto que vou cativar a todos sendo apenas um sujeito simples, um sujeito e sua visão” (Fernando Anitelle)

Nenhum comentário: